Como vencer uma partida (Há 3 formas de vencer uma partida)
Torne-se um Mestre Pokémon!
Tipos de cartas
Cartas de Pokémon
Cartas de Energia
Cartas de Treinador
Como iniciar uma partida
Ações da vez de jogar
1º Compre 1 carta
2º Execute qualquer uma destas ações em qualquer ordem:
3º Ataque e encerre a sua vez de jogar
4º Entre as vezes de jogar
Condições Especiais
Como vencer uma partida (Há 3 formas de vencer uma partida)
- Pegando todas as suas cartas de Prêmio.
- Nocauteando todos os Pokémon em jogo do seu oponente.
- Se o seu oponente não tiver nenhuma carta no próprio baralho no início da
vez dele(a) jogar.
Torne-se um Mestre Pokémon!
Estas regras dirão tudo o que você precisa saber para jogar o Pokémon TCG
Estampas Ilustradas. Seu baralho representa tanto seus Pokémon como seus
Itens e aliados que ajudam você em suas aventuras.
Os jogos de cartas colecionáveis são estragéticos e usam cartas
colecionáveis, que permitem que cada jogador personalize o próprio jogo.
Uma forma de aprender a jogar o Pokémon TCG Estampas Ilustradas é com os
baralhos temáticos, que mostram a você os diferentes tipos de baralhos que
podem ser construídos. Você pode aprender a jogar também com um Kit do
Treinaor, que contém dois baralhos prontos para serem jogados e que
orientam você passo a passo no jogo.
Quanto estiver pronto você poderá começar a construir sua própria coleção
de cartas com os pacotes de Booster do Pokémon TCG Estampas Ilustradas.
Troque cartas com seus amigos para conseguir Pokémon ainda mais fortes e
colecionar todos os seus favoritos! Em seguida, construa seu próprio
baralho de 60 cartas para jogar com seus amigos e mostrá0-los a sua equipe
pessoal do Pokémon!
Tipos de cartas
Você encontrará 3 tipos de cartas diferentes no Pokémon TCG Estampas
Ilustradas:
Cartas de Pokémon
Cartas de Energia
Cartas de Treinador
Cartas de Pokémon
Claro, as cartas mais importantes são as de Pokémon!
A maioria dessas cartas são Pokémon Básicos, Pokémon Estágio 1 ou Pokémon
Estágio 2. As cartas de Pokémon Estágio 1 e Estágio 2 também são chamadas d
cartas de Evolução. Olhe no canto superior esquerdo da cartas para ver o
Estágio do Pokémon e também o Pokémon do qual ele evolui, se haver algum.
+ Estágio de Evolução
+ Nome
+ Ilustração do Pokémon
+ Descrição do Pokémon
+ PS (Pontos de Saúde)
+ Tipo do Pokémon (ver Energia)
+ Nome do Ataque(Golpe)
+ Custo do Ataque(Golpe)
+ Dano do Ataque(Golpe)
+ Texto do Ataque(Golpe)
+ Pokédescrição do Pokémon
+ Fraqueza
+ Resistência
+ Custo de Recuo (Energia)
+ Símbolo da Expansão
+ Número da carta de Colecionador
+ Símbolo de Raridade
+ Nome do Ilustrador
Cartas de Energia
na maioria das vezes, um Pokémon não pode atacar sem cartas de Energia. O
símbolo do custo do ataque deve coincidir com o da carta de Energia, mas
qualquer tipo de Energia pode ser usado para (*). Veja os Tipos de Energia:
Planta, Fogo, Água, Raios, Psíquica, Luta, Escuridão, Metal, Fada e Dragão.
Cartas de Treinador
As cartas de Treinador representam os Itens (Item), os Apoiadores
(Teammates) e os Estágios (Stadium) que um Treinador pode utilizar em
batalha. O subtipo de Treinador pode ser visto no canto superior direito de
cada carta, e quaisquer regras especiais para esse subtipo podem ser vistas
na parte inferior da carta.
+ Carta Treinador
+ Tipo de Treinador: Item, Apoiador, Estágio
+ Nome da Carta
+ Descrição da Carta
+ Especifícação da Carta de Treinador
+ Símbolo da Expansão
+ Número da carta de Colecionador
+ Símbolo de Raridade
+ Nome do Ilustrador
Como iniciar uma partida
1º Aperte as mãos do seu oponente.
2º Jogue 1 moeda. O vencedor decide quem inicia a partida.
3º Embaralhe todas as suas cartas e compre as 7 primeiras.
4º Verifique se você tem algum Pokémon Básico na sua mão.
5º Coloque 1 dos seus Pokémon Básicos virado para baixo como seu Pokémon
Ativo.
6º Coloque até 5 Pokémon Básicos virados para baixo no seu Banco.
7º Coloque as 6 primeiras cartas do seu baralho em um lado e viradas para
baixo como as suas cartas de Prêmio.
8º os dois jogadores desviram os seus Pokémons Ativos e no Banco e começam
a jogar!
Prof. Nogueira: O que deverá fazer se não tiver um Pokémon Básico? Bom,
primeiro mostre a sua mão pra o seu oponente em embaralhe as suas cartas de
volta em seu baralho. Depois compre 7 cartas. Se ainda não tiver um Pokémon
Básico, repita o processo. Cada vez que o seu oponente embaralhar a mão
dele(a). de volta no próprio baralho por não ter um Pokémon Básico, você
poderá comprar 1 carta extra!
Ações da vez de jogar
1º Compre 1 carta
Comece a sua vez de jogar comprando 1 carta. Se não houver cartas em seu
baralho que possam ser compradas no início da sua vez de jogar, a partida
terminará e o seu oponente vencerá.
2º Execute qualquer uma destas ações em qualquer ordem:
A. Coloque as cartas de Pokémon Básicos da sua mão no seu Banco (quantas
desejar).
Escolhe 1 carta de Pokémon Básico da sua mãe e coloque-a no seu Banco
virada para cima. O seu Banco pode acomodar até 5 Pokémon, então você só
poderá fazer isto se tiver 4 Pokémon ou menos no seu Banco.
B. Evolua os Pokémon (quantos desejar)
Se você tem uma carta em sua mão que diz "Evolui de tal", e "tal" é o nome
de um Pokémon que você tinha em jogo no início da sua vez de jogar, você
pode colocar essa carta da sua mão sobre o Pokémon em questão. Isto se
chama "evoluir" um Pokémon.
É possível evoluir um Pokémon Básico para um Pokémon Estágio 1 ou um
Pokémon Estágio 1 para um Pokémon Estágio 2. Quando um Pokémon evolui, ele
mantém todas as cartas ligadas a ele (carta de Energia, cartas de Evolução,
etc.) bem como qualquer contador de dano. Quaisquer efeitos de ataque ou de
Condições Especiais afentando um Pokémon (como Adormecido, Confuso ou
Envenenado) serão encerrados quando ele evolui. Um Pokémon não pode usar os
ataques ou as Habilidades de sua Evolução anterior, a menos que uma carta
afirme o contrário.
Exemplo: A carta Ribombee não mão de Susana diz "Evolui de Cutiefly". A
Susana já possui um Cutiefly em jogo. Ela pode então colocar a carta de
Ribombee sobre a carta de Cutiefly, mantendo qualquer contador de dano e
encerrando todos os outros efeitos.
Notas sobre a Evolução: nenhum jogador pode evoluir em Pokémon na primeira
vez em que entra em jogo. Quando você evolui um Pokémon, ele será novo no
jogo, por isso não poderá ser evoluído na mesma rodada. Você pode evoluir
um Pokémon Ativo ou no Banco. Finalmente, nenhum jogador pode evoluir um
Pokémon na rodada inicial.
C. Ligue 1 carta de Energia a 1 de seus Pokémon (uma vez por rodada).
Pegue 1 carta de Energia da sua mão e ligue-a ao seu Pokémon Ativo ou a 1
de seus Pokémon no Banco para indicar que está é a Energia que irá usar.
Você só ligar Energia uma vez por rodada!
D. Jogue cartas de Treinador
Quando jogar qualquer carta de Treinador, faça o que ela disser e obedeça a
regra na parte inferior da carta, e então coloque-a na pilha inferior da
carta, e então coloque-a na pilha de descarte. Você pode jogar quantas
cartas de Item desejar. As cartas de Apoiador são jogadas da mesma forma
que as cartas de Item, mas você só poderá jogar uma carta de Apoiador por
rodada. As cartas de Estágio permanecem em jogo até serem removidas por
outra carta, mas você só pode usar uma carta de Estádio por rodada.
E. Recue o seu Pokémon Ativo (uma vez por rodada)
Você provavelmente não irá recuar na maioria das rodadas, no entanto, se o
seu Pokémon Ativo tiver muitos contadores de dano, pode ser interessante
recuá-lo e trazer outro POkémon do seu Banco para batalhar em seu lugar.
Você também poderá fazer isto se tiver um Pokémon forte no seu Banco pronto
para batalhar!
Para recuar, você deverá descartar 1 Energia do seu Pokémon Ativo para
cada(*) no custo de Recuo. Se não houver nenhum (*), o recuo será grátis.
Em seguida, você irá trocar o Pokémon recuado por um Pokémon do seu Banco.
Quando dois Pokémon são trocados, cada um deles mantém todos os contadores
de dano e todas as cartas ligadasa a ele. Os Pokémon Adormecidos ou
Paralisadosnão podem recuar.
Quando o seu Pokémon Ativo vai pra o Banco (seja porque recuou ou por
qualquer outro motivo) alguns fatores deixam de existir, como é o caso das
Condições Especiais e de ualquer efeito de ataques. Se recuar um Pokémon,
ainda poderá atacar naquela rodada com o seu novo Pokémon Ativo.
F. Use as Habilidades (quantas desejar)
Alguns Pokémon possuem Habilidades especiais que podem usar. Muitas delas
podem ser usadas antes de atcar. Cada Habilidade é diferente, então leia a
descrição comcuidado para saber como dada uma funciona. Algumas só
funcionam quando uma condição é cumprida, enquanto outras são válidas o
tempo inteiro, mesmo quando não as usa. Certifique-se de anunciar quais
Habilidades está usando para que seu oponenten saiba o que você está
fazendo.
Lembre-se de que Habilidades não são ataques, por isso você ainda poderá
atacar após usar uma Habilidade! Você pode usar Habilidade de qualquer
Pokémon que tiver em jogo, Ativo ou no Banco.
3° Ataque e encerre a sua vez de jogar
4ª ENTRE AS VEZES DE JOGAR (BETWEEN TURNS)
Antes da partida continuar para o próximo jogador, cuide das Condições
Especiais nesta ordem:
1º Envenenado
2º Queimado
3º Adormecido
4º Paralisado
Em seguida, aplique os efeitos de quaisquer Habilidades (ou qualquer outra
coisa que uma carta diga que deva acontecer entre as vezes de jogar). Após
os jogadores terem feito tudo isto, verifique se algum Pokémon afetado foi
Nocauteado. A vez de jogar do próximo jogador começará em seguida!
Condições Especiais
Alguns ataques deixam o Pokémon Ativo Adormecido, Confuso, Envenenado,
Paralisado ou Queimado. Estas condições são chamados de "Condições
Especiais". Elas só podem atingir um Pokémon Ativo, já que quando um
Pokémon vai para o Banco, todas as suas Condições Especiais são removidas.
Evoluir um Pokémon também remove suas Condições Especiais.
Adormecido
Gire o Pokémon no sentido anti-horário para mostrar que está Adormecido.
Se um Pokémon estiver Adormecido. ele não poderá atacar ou recuar. jogue 1
moeda entre as vezes de jogar. Se cair cara, o Pokémon acordará (gire a
carta à posição normal). Se sair coroa, o Pokémon permanecerá Adormecido.
Confuso
Para indicar que um Pokémon está Confuso, gire-o de forma que a cabeça dele
esteja apontada para você.
Se um Pokémon estiver Confuso, você deverá jogar 1 moeda antes de atacar
com ele. Se cair cara, o ataque funcionará normalmente. Se sair coroa, o
ataque não fará nada e você deverá colocar 3 contadores de dano no Pokémon
Confuso.
Envenenado
Um Pokémon Envenenado recebe dano entre as vezes de jogar. Quando um
Pokémon for Envenenado, coloque 1 marcador de Veneno nele. Coloque 1
contador de dano sobre cada Pokémon Envenenado entre as vezes de jogar.
Um Pokémon não pode ter 2 marcadores de Veneno nele. se um ataque produzir
outro marcador de Veneno, a nova condição de Envenenado simplesmente
substituirá a antiga. Certifique-se de que seus marcadores de Veneno sejam
distintos dos seus contadores de dano.
Paralisado
Para indicar que um Pokémon está Paralisado, gire-o no sentindo horário. Se
um Pokémon está Paralisado, ele não pode atacar ou recuar. Remova a
Condição Especial de Paralisado entre as vezes de jogar se o seu Pokémon
estiver Paralisado desde o início da sua última vez de jogar.
Queimado
Um Pokémon Queimado recebe dano entre as vezes de jogar, porém esta
condição pode ser curada sozinha. Entre as vezes de jogar, coloque 2
contadores de dano em um Pokémon Queimado. E então, o dono daquele Pokémon
deve jogar 1 moeda. Se sair cara, a Condição Especial de Queimado deverá
ser removida daquele Pokémon.
Um Pokémon não pode ter 2 marcadores de Queimadura nele. Se um ataque
produzir outro marcador de Queimadura, a nova condição de Queimado
simplesmente substituirá a antiga. Certifique-se de que os seus marcadores
de Queimadura sejam distintos dos seus contadores de dano.
Como remover as Condições Especiais
Mover um Pokémon para o banco remove todas as Condições Especiais dele. As
únicas Condições Especiais que impedem um Pokémon de recuar são Adormecido
e Paralisado. Como as condições Adormecido, Confuso e Paralisado giram a
carta do Pokémon, aquela que ocorrer por último será a única que
permanecerá em vigor. Como Envenenado e Queimado usam marcadores, não
afetam as demais Condições Especiais. Um pokémon sem sorte poderia ser
Queimado, Paralisado e Envenenado ao mesmo tempo!
Aprenda a jogar em www.pokemon.net.br/tutoriais.
Para consultar as regras do Pokémon TCG Estampas Ilustradas, visite:
www.pokemon.net.br/regrastcg.
Ligas de Pokémon (PLAY! POKÉMON)
Aprenda a jogar jogos de Pokémon!
Ganhe prêmios superlegais!
Batalhe contra outros jogadores!
Pergunte em sua loja favorita se eles têm uma Liga Pokémon ou procure uma
perto de você em www.pokemon.com/locator.
Para obter mais informações, visite www.pokemon.net.br.
©2017 Pokémon. ©1995-2017 Nintendo/Creatures Inc./GAME FREAK inc. TM, ® e
os nomes dos personagens são marcas da Nintendo.baralho representa tanto seus Pokémon como seus Itens e aliados que ajudam você em suas aventuras.
Os jogos de cartas colecionáveis são estragéticos e usam cartas colecionáveis, que permitem que cada jogador personalize o próprio jogo. Uma forma de aprender a jogar o Pokémon TCG Estampas Ilustradas é com os baralhos temáticos, que mostram a você os diferentes tipos de baralhos que podem ser construídos. Você pode aprender a jogar também com um Kit do Treinaor, que contém dois baralhos prontos para serem jogados e que orientam você passo a passo no jogo.
Quanto estiver pronto você poderá começar a construir sua própria coleção de cartas com os pacotes de Booster do Pokémon TCG Estampas Ilustradas. Troque cartas com seus amigos para conseguir Pokémon ainda mais fortes e colecionar todos os seus favoritos! Em seguida, construa seu próprio baralho de 60 cartas para jogar com seus amigos e mostrá0-los a sua equipe pessoal do Pokémon!
Tipos de cartas
Você encontrará 3 tipos de cartas diferentes no Pokémon TCG Estampas Ilustradas:
Cartas de Pokémon
Cartas de Energia
Cartas de Treinador
Cartas de Pokémon
Claro, as cartas mais importantes são as de Pokémon!
A maioria dessas cartas são Pokémon Básicos, Pokémon Estágio 1 ou Pokémon Estágio 2. As cartas de Pokémon Estágio 1 e Estágio 2 também são chamadas d cartas de Evolução. Olhe no canto superior esquerdo da cartas para ver o Estágio do Pokémon e também o Pokémon do qual ele evolui, se haver algum.
+ Estágio de Evolução
+ Nome
+ Ilustração do Pokémon
+ Descrição do Pokémon
+ PS (Pontos de Saúde)
+ Tipo do Pokémon (ver Energia)
+ Nome do Ataque(Golpe)
+ Custo do Ataque(Golpe)
+ Dano do Ataque(Golpe)
+ Texto do Ataque(Golpe)
+ Pokédescrição do Pokémon
+ Fraqueza
+ Resistência
+ Custo de Recuo (Energia)
+ Símbolo da Expansão
+ Número da carta de Colecionador
+ Símbolo de Raridade
+ Nome do Ilustrador
Cartas de Energia
na maioria das vezes, um Pokémon não pode atacar sem cartas de Energia. O símbolo do custo do ataque deve coincidir com o da carta de Energia, mas qualquer tipo de Energia pode ser usado para (*). Veja os Tipos de Energia:
Planta, Fogo, Água, Raios, Psíquica, Luta, Escuridão, Metal, Fada e Dragão.
Cartas de Treinador
As cartas de Treinador representam os Itens (Item), os Apoiadores (Teammates) e os Estágios (Stadium) que um Treinador pode utilizar em batalha. O subtipo de Treinador pode ser visto no canto superior direito de cada carta, e quaisquer regras especiais para esse subtipo podem ser vistas na parte inferior da carta.
+ Carta Treinador
+ Tipo de Treinador: Item, Apoiador, Estágio
+ Nome da Carta
+ Descrição da Carta
+ Especifícação da Carta de Treinador
+ Símbolo da Expansão
+ Número da carta de Colecionador
+ Símbolo de Raridade
+ Nome do Ilustrador
Como iniciar uma partida
1º Aperte as mãos do seu oponente.
2º Jogue 1 moeda. O vencedor decide quem inicia a partida.
3º Embaralhe todas as suas cartas e compre as 7 primeiras.
4º Verifique se você tem algum Pokémon Básico na sua mão.
5º Coloque 1 dos seus Pokémon Básicos virado para baixo como seu Pokémon Ativo.
6º Coloque até 5 Pokémon Básicos virados para baixo no seu Banco.
7º Coloque as 6 primeiras cartas do seu baralho em um lado e viradas para baixo como as suas cartas de Prêmio.
8º os dois jogadores desviram os seus Pokémons Ativos e no Banco e começam a jogar!
Prof. Nogueira: O que deverá fazer se não tiver um Pokémon Básico? Bom, primeiro mostre a sua mão pra o seu oponente em embaralhe as suas cartas de volta em seu baralho. Depois compre 7 cartas. Se ainda não tiver um Pokémon Básico, repita o processo. Cada vez que o seu oponente embaralhar a mão dele(a). de volta no próprio baralho por não ter um Pokémon Básico, você poderá comprar 1 carta extra!
Ações da vez de jogar
4ª ENTRE AS VEZES DE JOGAR (BETWEEN TURNS)
Antes da partida continuar para o próximo jogador, cuide das Condições Especiais nesta ordem:
1º Envenenado
2º Queimado
3º Adormecido
4º Paralisado
Em seguida, aplique os efeitos de quaisquer Habilidades (ou qualquer outra coisa que uma carta diga que deva acontecer entre as vezes de jogar). Após os jogadores terem feito tudo isto, verifique se algum Pokémon afetado foi Nocauteado. A vez de jogar do próximo jogador começará em seguida!
Condições Especiais
Alguns ataques deixam o Pokémon Ativo Adormecido, Confuso, Envenenado, Paralisado ou Queimado. Estas condições são chamados de "Condições Especiais". Elas só podem atingir um Pokémon Ativo, já que quando um Pokémon vai para o Banco, todas as suas Condições Especiais são removidas. Evoluir um Pokémon também remove suas Condições Especiais.
Adormecido
Gire o Pokémon no sentido anti-horário para mostrar que está Adormecido.
Se um Pokémon estiver Adormecido. ele não poderá atacar ou recuar. jogue 1 moeda entre as vezes de jogar. Se cair cara, o Pokémon acordará (gire a carta à posição normal). Se sair coroa, o Pokémon permanecerá Adormecido.
Confuso
Para indicar que um Pokémon está Confuso, gire-o de forma que a cabeça dele esteja apontada para você.
Se um Pokémon estiver Confuso, você deverá jogar 1 moeda antes de atacar com ele. Se cair cara, o ataque funcionará normalmente. Se sair coroa, o ataque não fará nada e você deverá colocar 3 contadores de dano no Pokémon Confuso.
Envenenado
Um Pokémon Envenenado recebe dano entre as vezes de jogar. Quando um Pokémon for Envenenado, coloque 1 marcador de Veneno nele. Coloque 1 contador de dano sobre cada Pokémon Envenenado entre as vezes de jogar.
Um Pokémon não pode ter 2 marcadores de Veneno nele. se um ataque produzir outro marcador de Veneno, a nova condição de Envenenado simplesmente substituirá a antiga. Certifique-se de que seus marcadores de Veneno sejam distintos dos seus contadores de dano.
Paralisado
Para indicar que um Pokémon está Paralisado, gire-o no sentindo horário. Se um Pokémon está Paralisado, ele não pode atacar ou recuar. Remova a Condição Especial de Paralisado entre as vezes de jogar se o seu Pokémon estiver Paralisado desde o início da sua última vez de jogar.
Queimado
Um Pokémon Queimado recebe dano entre as vezes de jogar, porém esta condição pode ser curada sozinha. Entre as vezes de jogar, coloque 2 contadores de dano em um Pokémon Queimado. E então, o dono daquele Pokémon deve jogar 1 moeda. Se sair cara, a Condição Especial de Queimado deverá ser removida daquele Pokémon.
Um Pokémon não pode ter 2 marcadores de Queimadura nele. Se um ataque produzir outro marcador de Queimadura, a nova condição de Queimado simplesmente substituirá a antiga. Certifique-se de que os seus marcadores de Queimadura sejam distintos dos seus contadores de dano.
Como remover as Condições Especiais
Mover um Pokémon para o banco remove todas as Condições Especiais dele. As únicas Condições Especiais que impedem um Pokémon de recuar são Adormecido e Paralisado. Como as condições Adormecido, Confuso e Paralisado giram a carta do Pokémon, aquela que ocorrer por último será a única que permanecerá em vigor. Como Envenenado e Queimado usam marcadores, não afetam as demais Condições Especiais. Um pokémon sem sorte poderia ser Queimado, Paralisado e Envenenado ao mesmo tempo!
Aprenda a jogar em www.pokemon.net.br/tutoriais.
Para consultar as regras do Pokémon TCG Estampas Ilustradas, visite: www.pokemon.net.br/regrastcg.
Ligas de Pokémon (PLAY! POKÉMON)
Aprenda a jogar jogos de Pokémon!
Ganhe prêmios superlegais!
Batalhe contra outros jogadores!
Pergunte em sua loja favorita se eles têm uma Liga Pokémon ou procure uma perto de você em www.pokemon.com/locator.
Para obter mais informações, visite www.pokemon.net.br.
©2017 Pokémon. ©1995-2017 Nintendo/Creatures Inc./GAME FREAK inc. TM, ® e os nomes dos personagens são marcas da Nintendo.
Torne-se um Mestre Pokémon!
Tipos de cartas
Cartas de Pokémon
Cartas de Energia
Cartas de Treinador
Como iniciar uma partida
Ações da vez de jogar
1º Compre 1 carta
2º Execute qualquer uma destas ações em qualquer ordem:
3º Ataque e encerre a sua vez de jogar
4º Entre as vezes de jogar
Condições Especiais
Como vencer uma partida (Há 3 formas de vencer uma partida)
- Pegando todas as suas cartas de Prêmio.
- Nocauteando todos os Pokémon em jogo do seu oponente.
- Se o seu oponente não tiver nenhuma carta no próprio baralho no início da
vez dele(a) jogar.
Torne-se um Mestre Pokémon!
Estas regras dirão tudo o que você precisa saber para jogar o Pokémon TCG
Estampas Ilustradas. Seu baralho representa tanto seus Pokémon como seus
Itens e aliados que ajudam você em suas aventuras.
Os jogos de cartas colecionáveis são estragéticos e usam cartas
colecionáveis, que permitem que cada jogador personalize o próprio jogo.
Uma forma de aprender a jogar o Pokémon TCG Estampas Ilustradas é com os
baralhos temáticos, que mostram a você os diferentes tipos de baralhos que
podem ser construídos. Você pode aprender a jogar também com um Kit do
Treinaor, que contém dois baralhos prontos para serem jogados e que
orientam você passo a passo no jogo.
Quanto estiver pronto você poderá começar a construir sua própria coleção
de cartas com os pacotes de Booster do Pokémon TCG Estampas Ilustradas.
Troque cartas com seus amigos para conseguir Pokémon ainda mais fortes e
colecionar todos os seus favoritos! Em seguida, construa seu próprio
baralho de 60 cartas para jogar com seus amigos e mostrá0-los a sua equipe
pessoal do Pokémon!
Tipos de cartas
Você encontrará 3 tipos de cartas diferentes no Pokémon TCG Estampas
Ilustradas:
Cartas de Pokémon
Cartas de Energia
Cartas de Treinador
Cartas de Pokémon
Claro, as cartas mais importantes são as de Pokémon!
A maioria dessas cartas são Pokémon Básicos, Pokémon Estágio 1 ou Pokémon
Estágio 2. As cartas de Pokémon Estágio 1 e Estágio 2 também são chamadas d
cartas de Evolução. Olhe no canto superior esquerdo da cartas para ver o
Estágio do Pokémon e também o Pokémon do qual ele evolui, se haver algum.
+ Estágio de Evolução
+ Nome
+ Ilustração do Pokémon
+ Descrição do Pokémon
+ PS (Pontos de Saúde)
+ Tipo do Pokémon (ver Energia)
+ Nome do Ataque(Golpe)
+ Custo do Ataque(Golpe)
+ Dano do Ataque(Golpe)
+ Texto do Ataque(Golpe)
+ Pokédescrição do Pokémon
+ Fraqueza
+ Resistência
+ Custo de Recuo (Energia)
+ Símbolo da Expansão
+ Número da carta de Colecionador
+ Símbolo de Raridade
+ Nome do Ilustrador
Cartas de Energia
na maioria das vezes, um Pokémon não pode atacar sem cartas de Energia. O
símbolo do custo do ataque deve coincidir com o da carta de Energia, mas
qualquer tipo de Energia pode ser usado para (*). Veja os Tipos de Energia:
Planta, Fogo, Água, Raios, Psíquica, Luta, Escuridão, Metal, Fada e Dragão.
Cartas de Treinador
As cartas de Treinador representam os Itens (Item), os Apoiadores
(Teammates) e os Estágios (Stadium) que um Treinador pode utilizar em
batalha. O subtipo de Treinador pode ser visto no canto superior direito de
cada carta, e quaisquer regras especiais para esse subtipo podem ser vistas
na parte inferior da carta.
+ Carta Treinador
+ Tipo de Treinador: Item, Apoiador, Estágio
+ Nome da Carta
+ Descrição da Carta
+ Especifícação da Carta de Treinador
+ Símbolo da Expansão
+ Número da carta de Colecionador
+ Símbolo de Raridade
+ Nome do Ilustrador
Como iniciar uma partida
1º Aperte as mãos do seu oponente.
2º Jogue 1 moeda. O vencedor decide quem inicia a partida.
3º Embaralhe todas as suas cartas e compre as 7 primeiras.
4º Verifique se você tem algum Pokémon Básico na sua mão.
5º Coloque 1 dos seus Pokémon Básicos virado para baixo como seu Pokémon
Ativo.
6º Coloque até 5 Pokémon Básicos virados para baixo no seu Banco.
7º Coloque as 6 primeiras cartas do seu baralho em um lado e viradas para
baixo como as suas cartas de Prêmio.
8º os dois jogadores desviram os seus Pokémons Ativos e no Banco e começam
a jogar!
Prof. Nogueira: O que deverá fazer se não tiver um Pokémon Básico? Bom,
primeiro mostre a sua mão pra o seu oponente em embaralhe as suas cartas de
volta em seu baralho. Depois compre 7 cartas. Se ainda não tiver um Pokémon
Básico, repita o processo. Cada vez que o seu oponente embaralhar a mão
dele(a). de volta no próprio baralho por não ter um Pokémon Básico, você
poderá comprar 1 carta extra!
Ações da vez de jogar
1º Compre 1 carta
Comece a sua vez de jogar comprando 1 carta. Se não houver cartas em seu
baralho que possam ser compradas no início da sua vez de jogar, a partida
terminará e o seu oponente vencerá.
2º Execute qualquer uma destas ações em qualquer ordem:
A. Coloque as cartas de Pokémon Básicos da sua mão no seu Banco (quantas
desejar).
Escolhe 1 carta de Pokémon Básico da sua mãe e coloque-a no seu Banco
virada para cima. O seu Banco pode acomodar até 5 Pokémon, então você só
poderá fazer isto se tiver 4 Pokémon ou menos no seu Banco.
B. Evolua os Pokémon (quantos desejar)
Se você tem uma carta em sua mão que diz "Evolui de tal", e "tal" é o nome
de um Pokémon que você tinha em jogo no início da sua vez de jogar, você
pode colocar essa carta da sua mão sobre o Pokémon em questão. Isto se
chama "evoluir" um Pokémon.
É possível evoluir um Pokémon Básico para um Pokémon Estágio 1 ou um
Pokémon Estágio 1 para um Pokémon Estágio 2. Quando um Pokémon evolui, ele
mantém todas as cartas ligadas a ele (carta de Energia, cartas de Evolução,
etc.) bem como qualquer contador de dano. Quaisquer efeitos de ataque ou de
Condições Especiais afentando um Pokémon (como Adormecido, Confuso ou
Envenenado) serão encerrados quando ele evolui. Um Pokémon não pode usar os
ataques ou as Habilidades de sua Evolução anterior, a menos que uma carta
afirme o contrário.
Exemplo: A carta Ribombee não mão de Susana diz "Evolui de Cutiefly". A
Susana já possui um Cutiefly em jogo. Ela pode então colocar a carta de
Ribombee sobre a carta de Cutiefly, mantendo qualquer contador de dano e
encerrando todos os outros efeitos.
Notas sobre a Evolução: nenhum jogador pode evoluir em Pokémon na primeira
vez em que entra em jogo. Quando você evolui um Pokémon, ele será novo no
jogo, por isso não poderá ser evoluído na mesma rodada. Você pode evoluir
um Pokémon Ativo ou no Banco. Finalmente, nenhum jogador pode evoluir um
Pokémon na rodada inicial.
C. Ligue 1 carta de Energia a 1 de seus Pokémon (uma vez por rodada).
Pegue 1 carta de Energia da sua mão e ligue-a ao seu Pokémon Ativo ou a 1
de seus Pokémon no Banco para indicar que está é a Energia que irá usar.
Você só ligar Energia uma vez por rodada!
D. Jogue cartas de Treinador
Quando jogar qualquer carta de Treinador, faça o que ela disser e obedeça a
regra na parte inferior da carta, e então coloque-a na pilha inferior da
carta, e então coloque-a na pilha de descarte. Você pode jogar quantas
cartas de Item desejar. As cartas de Apoiador são jogadas da mesma forma
que as cartas de Item, mas você só poderá jogar uma carta de Apoiador por
rodada. As cartas de Estágio permanecem em jogo até serem removidas por
outra carta, mas você só pode usar uma carta de Estádio por rodada.
E. Recue o seu Pokémon Ativo (uma vez por rodada)
Você provavelmente não irá recuar na maioria das rodadas, no entanto, se o
seu Pokémon Ativo tiver muitos contadores de dano, pode ser interessante
recuá-lo e trazer outro POkémon do seu Banco para batalhar em seu lugar.
Você também poderá fazer isto se tiver um Pokémon forte no seu Banco pronto
para batalhar!
Para recuar, você deverá descartar 1 Energia do seu Pokémon Ativo para
cada(*) no custo de Recuo. Se não houver nenhum (*), o recuo será grátis.
Em seguida, você irá trocar o Pokémon recuado por um Pokémon do seu Banco.
Quando dois Pokémon são trocados, cada um deles mantém todos os contadores
de dano e todas as cartas ligadasa a ele. Os Pokémon Adormecidos ou
Paralisadosnão podem recuar.
Quando o seu Pokémon Ativo vai pra o Banco (seja porque recuou ou por
qualquer outro motivo) alguns fatores deixam de existir, como é o caso das
Condições Especiais e de ualquer efeito de ataques. Se recuar um Pokémon,
ainda poderá atacar naquela rodada com o seu novo Pokémon Ativo.
F. Use as Habilidades (quantas desejar)
Alguns Pokémon possuem Habilidades especiais que podem usar. Muitas delas
podem ser usadas antes de atcar. Cada Habilidade é diferente, então leia a
descrição comcuidado para saber como dada uma funciona. Algumas só
funcionam quando uma condição é cumprida, enquanto outras são válidas o
tempo inteiro, mesmo quando não as usa. Certifique-se de anunciar quais
Habilidades está usando para que seu oponenten saiba o que você está
fazendo.
Lembre-se de que Habilidades não são ataques, por isso você ainda poderá
atacar após usar uma Habilidade! Você pode usar Habilidade de qualquer
Pokémon que tiver em jogo, Ativo ou no Banco.
3° Ataque e encerre a sua vez de jogar
4ª ENTRE AS VEZES DE JOGAR (BETWEEN TURNS)
Antes da partida continuar para o próximo jogador, cuide das Condições
Especiais nesta ordem:
1º Envenenado
2º Queimado
3º Adormecido
4º Paralisado
Em seguida, aplique os efeitos de quaisquer Habilidades (ou qualquer outra
coisa que uma carta diga que deva acontecer entre as vezes de jogar). Após
os jogadores terem feito tudo isto, verifique se algum Pokémon afetado foi
Nocauteado. A vez de jogar do próximo jogador começará em seguida!
Condições Especiais
Alguns ataques deixam o Pokémon Ativo Adormecido, Confuso, Envenenado,
Paralisado ou Queimado. Estas condições são chamados de "Condições
Especiais". Elas só podem atingir um Pokémon Ativo, já que quando um
Pokémon vai para o Banco, todas as suas Condições Especiais são removidas.
Evoluir um Pokémon também remove suas Condições Especiais.
Adormecido
Gire o Pokémon no sentido anti-horário para mostrar que está Adormecido.
Se um Pokémon estiver Adormecido. ele não poderá atacar ou recuar. jogue 1
moeda entre as vezes de jogar. Se cair cara, o Pokémon acordará (gire a
carta à posição normal). Se sair coroa, o Pokémon permanecerá Adormecido.
Confuso
Para indicar que um Pokémon está Confuso, gire-o de forma que a cabeça dele
esteja apontada para você.
Se um Pokémon estiver Confuso, você deverá jogar 1 moeda antes de atacar
com ele. Se cair cara, o ataque funcionará normalmente. Se sair coroa, o
ataque não fará nada e você deverá colocar 3 contadores de dano no Pokémon
Confuso.
Envenenado
Um Pokémon Envenenado recebe dano entre as vezes de jogar. Quando um
Pokémon for Envenenado, coloque 1 marcador de Veneno nele. Coloque 1
contador de dano sobre cada Pokémon Envenenado entre as vezes de jogar.
Um Pokémon não pode ter 2 marcadores de Veneno nele. se um ataque produzir
outro marcador de Veneno, a nova condição de Envenenado simplesmente
substituirá a antiga. Certifique-se de que seus marcadores de Veneno sejam
distintos dos seus contadores de dano.
Paralisado
Para indicar que um Pokémon está Paralisado, gire-o no sentindo horário. Se
um Pokémon está Paralisado, ele não pode atacar ou recuar. Remova a
Condição Especial de Paralisado entre as vezes de jogar se o seu Pokémon
estiver Paralisado desde o início da sua última vez de jogar.
Queimado
Um Pokémon Queimado recebe dano entre as vezes de jogar, porém esta
condição pode ser curada sozinha. Entre as vezes de jogar, coloque 2
contadores de dano em um Pokémon Queimado. E então, o dono daquele Pokémon
deve jogar 1 moeda. Se sair cara, a Condição Especial de Queimado deverá
ser removida daquele Pokémon.
Um Pokémon não pode ter 2 marcadores de Queimadura nele. Se um ataque
produzir outro marcador de Queimadura, a nova condição de Queimado
simplesmente substituirá a antiga. Certifique-se de que os seus marcadores
de Queimadura sejam distintos dos seus contadores de dano.
Como remover as Condições Especiais
Mover um Pokémon para o banco remove todas as Condições Especiais dele. As
únicas Condições Especiais que impedem um Pokémon de recuar são Adormecido
e Paralisado. Como as condições Adormecido, Confuso e Paralisado giram a
carta do Pokémon, aquela que ocorrer por último será a única que
permanecerá em vigor. Como Envenenado e Queimado usam marcadores, não
afetam as demais Condições Especiais. Um pokémon sem sorte poderia ser
Queimado, Paralisado e Envenenado ao mesmo tempo!
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Para consultar as regras do Pokémon TCG Estampas Ilustradas, visite:
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©2017 Pokémon. ©1995-2017 Nintendo/Creatures Inc./GAME FREAK inc. TM, ® e
os nomes dos personagens são marcas da Nintendo.baralho representa tanto seus Pokémon como seus Itens e aliados que ajudam você em suas aventuras.
Os jogos de cartas colecionáveis são estragéticos e usam cartas colecionáveis, que permitem que cada jogador personalize o próprio jogo. Uma forma de aprender a jogar o Pokémon TCG Estampas Ilustradas é com os baralhos temáticos, que mostram a você os diferentes tipos de baralhos que podem ser construídos. Você pode aprender a jogar também com um Kit do Treinaor, que contém dois baralhos prontos para serem jogados e que orientam você passo a passo no jogo.
Quanto estiver pronto você poderá começar a construir sua própria coleção de cartas com os pacotes de Booster do Pokémon TCG Estampas Ilustradas. Troque cartas com seus amigos para conseguir Pokémon ainda mais fortes e colecionar todos os seus favoritos! Em seguida, construa seu próprio baralho de 60 cartas para jogar com seus amigos e mostrá0-los a sua equipe pessoal do Pokémon!
Tipos de cartas
Você encontrará 3 tipos de cartas diferentes no Pokémon TCG Estampas Ilustradas:
Cartas de Pokémon
Cartas de Energia
Cartas de Treinador
Cartas de Pokémon
Claro, as cartas mais importantes são as de Pokémon!
A maioria dessas cartas são Pokémon Básicos, Pokémon Estágio 1 ou Pokémon Estágio 2. As cartas de Pokémon Estágio 1 e Estágio 2 também são chamadas d cartas de Evolução. Olhe no canto superior esquerdo da cartas para ver o Estágio do Pokémon e também o Pokémon do qual ele evolui, se haver algum.
+ Estágio de Evolução
+ Nome
+ Ilustração do Pokémon
+ Descrição do Pokémon
+ PS (Pontos de Saúde)
+ Tipo do Pokémon (ver Energia)
+ Nome do Ataque(Golpe)
+ Custo do Ataque(Golpe)
+ Dano do Ataque(Golpe)
+ Texto do Ataque(Golpe)
+ Pokédescrição do Pokémon
+ Fraqueza
+ Resistência
+ Custo de Recuo (Energia)
+ Símbolo da Expansão
+ Número da carta de Colecionador
+ Símbolo de Raridade
+ Nome do Ilustrador
Cartas de Energia
na maioria das vezes, um Pokémon não pode atacar sem cartas de Energia. O símbolo do custo do ataque deve coincidir com o da carta de Energia, mas qualquer tipo de Energia pode ser usado para (*). Veja os Tipos de Energia:
Planta, Fogo, Água, Raios, Psíquica, Luta, Escuridão, Metal, Fada e Dragão.
Cartas de Treinador
As cartas de Treinador representam os Itens (Item), os Apoiadores (Teammates) e os Estágios (Stadium) que um Treinador pode utilizar em batalha. O subtipo de Treinador pode ser visto no canto superior direito de cada carta, e quaisquer regras especiais para esse subtipo podem ser vistas na parte inferior da carta.
+ Carta Treinador
+ Tipo de Treinador: Item, Apoiador, Estágio
+ Nome da Carta
+ Descrição da Carta
+ Especifícação da Carta de Treinador
+ Símbolo da Expansão
+ Número da carta de Colecionador
+ Símbolo de Raridade
+ Nome do Ilustrador
Como iniciar uma partida
1º Aperte as mãos do seu oponente.
2º Jogue 1 moeda. O vencedor decide quem inicia a partida.
3º Embaralhe todas as suas cartas e compre as 7 primeiras.
4º Verifique se você tem algum Pokémon Básico na sua mão.
5º Coloque 1 dos seus Pokémon Básicos virado para baixo como seu Pokémon Ativo.
6º Coloque até 5 Pokémon Básicos virados para baixo no seu Banco.
7º Coloque as 6 primeiras cartas do seu baralho em um lado e viradas para baixo como as suas cartas de Prêmio.
8º os dois jogadores desviram os seus Pokémons Ativos e no Banco e começam a jogar!
Prof. Nogueira: O que deverá fazer se não tiver um Pokémon Básico? Bom, primeiro mostre a sua mão pra o seu oponente em embaralhe as suas cartas de volta em seu baralho. Depois compre 7 cartas. Se ainda não tiver um Pokémon Básico, repita o processo. Cada vez que o seu oponente embaralhar a mão dele(a). de volta no próprio baralho por não ter um Pokémon Básico, você poderá comprar 1 carta extra!
Ações da vez de jogar
4ª ENTRE AS VEZES DE JOGAR (BETWEEN TURNS)
Antes da partida continuar para o próximo jogador, cuide das Condições Especiais nesta ordem:
1º Envenenado
2º Queimado
3º Adormecido
4º Paralisado
Em seguida, aplique os efeitos de quaisquer Habilidades (ou qualquer outra coisa que uma carta diga que deva acontecer entre as vezes de jogar). Após os jogadores terem feito tudo isto, verifique se algum Pokémon afetado foi Nocauteado. A vez de jogar do próximo jogador começará em seguida!
Condições Especiais
Alguns ataques deixam o Pokémon Ativo Adormecido, Confuso, Envenenado, Paralisado ou Queimado. Estas condições são chamados de "Condições Especiais". Elas só podem atingir um Pokémon Ativo, já que quando um Pokémon vai para o Banco, todas as suas Condições Especiais são removidas. Evoluir um Pokémon também remove suas Condições Especiais.
Adormecido
Gire o Pokémon no sentido anti-horário para mostrar que está Adormecido.
Se um Pokémon estiver Adormecido. ele não poderá atacar ou recuar. jogue 1 moeda entre as vezes de jogar. Se cair cara, o Pokémon acordará (gire a carta à posição normal). Se sair coroa, o Pokémon permanecerá Adormecido.
Confuso
Para indicar que um Pokémon está Confuso, gire-o de forma que a cabeça dele esteja apontada para você.
Se um Pokémon estiver Confuso, você deverá jogar 1 moeda antes de atacar com ele. Se cair cara, o ataque funcionará normalmente. Se sair coroa, o ataque não fará nada e você deverá colocar 3 contadores de dano no Pokémon Confuso.
Envenenado
Um Pokémon Envenenado recebe dano entre as vezes de jogar. Quando um Pokémon for Envenenado, coloque 1 marcador de Veneno nele. Coloque 1 contador de dano sobre cada Pokémon Envenenado entre as vezes de jogar.
Um Pokémon não pode ter 2 marcadores de Veneno nele. se um ataque produzir outro marcador de Veneno, a nova condição de Envenenado simplesmente substituirá a antiga. Certifique-se de que seus marcadores de Veneno sejam distintos dos seus contadores de dano.
Paralisado
Para indicar que um Pokémon está Paralisado, gire-o no sentindo horário. Se um Pokémon está Paralisado, ele não pode atacar ou recuar. Remova a Condição Especial de Paralisado entre as vezes de jogar se o seu Pokémon estiver Paralisado desde o início da sua última vez de jogar.
Queimado
Um Pokémon Queimado recebe dano entre as vezes de jogar, porém esta condição pode ser curada sozinha. Entre as vezes de jogar, coloque 2 contadores de dano em um Pokémon Queimado. E então, o dono daquele Pokémon deve jogar 1 moeda. Se sair cara, a Condição Especial de Queimado deverá ser removida daquele Pokémon.
Um Pokémon não pode ter 2 marcadores de Queimadura nele. Se um ataque produzir outro marcador de Queimadura, a nova condição de Queimado simplesmente substituirá a antiga. Certifique-se de que os seus marcadores de Queimadura sejam distintos dos seus contadores de dano.
Como remover as Condições Especiais
Mover um Pokémon para o banco remove todas as Condições Especiais dele. As únicas Condições Especiais que impedem um Pokémon de recuar são Adormecido e Paralisado. Como as condições Adormecido, Confuso e Paralisado giram a carta do Pokémon, aquela que ocorrer por último será a única que permanecerá em vigor. Como Envenenado e Queimado usam marcadores, não afetam as demais Condições Especiais. Um pokémon sem sorte poderia ser Queimado, Paralisado e Envenenado ao mesmo tempo!
Aprenda a jogar em www.pokemon.net.br/tutoriais.
Para consultar as regras do Pokémon TCG Estampas Ilustradas, visite: www.pokemon.net.br/regrastcg.
Ligas de Pokémon (PLAY! POKÉMON)
Aprenda a jogar jogos de Pokémon!
Ganhe prêmios superlegais!
Batalhe contra outros jogadores!
Pergunte em sua loja favorita se eles têm uma Liga Pokémon ou procure uma perto de você em www.pokemon.com/locator.
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